Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PREN Apresenta Política de Assitência Estudantil do IFAC e PRONATEC para os Servidores do Campus Sena Madureira

Esteve ontem, dia 26.07.2011, a equipe da Pró-reitoria de Ensino composta pela Pró-reitora de Ensino Professora Maria Cristina Madeira, pelo Pesquisador Institucional Demétrius França, pela Coordenadora de Inclusão e Assistência Estudantil Maria Freire e pelo Diretor de Educação a Distância e Programas Especiais Fábio Storch com objetivo de discutir junto com os servidores as ações da Política de Assistência Estudantil do IFAC e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC.

 Pela manhã, a Pró-reitora professora Maria Cristina Madeira e equipe da PREN, reuniram-se com as Pedagogas, Assistente Social, Diretor Geral do Campus e Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, para discutir e esclarecer sobre os programas da Política de Assitência Estudantil que o Campus poderá implementar ainda em 2011.

À tarde, o encontro contou com a presença de docentes e técnicos em educação, na ocasião a  professora Cristina Madeira fez uma breve explanação sobre os Programas da Política de Assistência Estudantil  do IFAC e em seguida apresentou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego - PRONATEC, destacando o que é o Programa, Objetivos e Ações, como funciona, público beneficiado, modalidades de formação, oferta e Bolsa-Formação.
Foi considerado um encontro de grande importância, visto que os servidores passaram a conhecer os Programas, bem como tirar as dúvidas sobre o planejamento e execução das ações que poderão ser desenvolvidas. 



terça-feira, 26 de julho de 2011

Ex-Professora do Campus Sena Madureira é destaque no IFMT

A professora Rosane Segalla, ex-docente do Campus Sena Madureira, é destaque no Instituto Federal do Mato Grosso Campus Cáceres pelo uso de metodologias inovadoras em suas aulas de Taxinomia Vegetal no curso de Engenharia Florestal.

Leia a matéria com exclusividade acessando


Imagens obtidas no site http://www.cas.ifmt.edu.br/

A equipe desse blog parabeniza a professora Rosane pela dedicação e compromisso com a Educação e pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo ao mesmo tempo que agradece pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no IFAC Campus Sena Madureira e pelos ensinamentos que proporcionou a todos.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Alunos de Agroecologia tem aula prática na Usina Álcool Verde

 

Com objetivo de fornecer conhecimentos teóricos e práticos que os habilitem a desenvolver práticas sustentáveis de conservação do solo, professores do IFAC Campus Sena Madureira realizaram  aula prática para os alunos do curso de Agroecologia na Usina Álcool Verde.

O projeto foi desenvolvido e Coordenado pela professora Drª Rosana Cavalcante dos Santos como parte das atividades da disciplina Manejo Ecológico do Solo.
O professor Dr. Carlos Adolfo Bantel também participou das atividades com enfoque da disciplina de Prática Profissional sobre o cultivo da cana de açúcar e produção de álcool.
A professora Joana Dias também acompanhou a aula com objetivo de desenvolver trabalhos na disciplina de Desenvolvimento e Meio Ambiente. A professora Carolina Cabral desenvolveu um subprojeto na disciplina de Geografia com os alunos do POREJA em Cooperativismo que também acompanhou a equipe.
Os alunos foram recepcionados na empresa pelo Engenheiro de Segurança e Ambiental e pelo Gerente de Operações que apresentaram o Grupo Empresarial Farias, atuante em diversos setores empresariais e na produção de álcool e açúcar no Nordeste, Sudeste, Centro-oeste e Norte do Pais.
Os alunos visitantes, após a apresentação foram convidados a se inscrever em programa de seleção de pessoal para participar como colaborador da empresa.
O Grupo Farias produz álcool e açúcar o ano todo pelo fato de atuar em diferentes regiões climáticas permitindo colheita e produção ininterruptamente.
No Acre iniciou suas atividades produtivas no ano de 2010 e está neste momento em plena atividade de safra, tendo a capacidade instalada de produzir 4.500 litros de álcool por hora.
Possui todo apoio de infraestrutura humana tais como assistência médica, social, treinamento de pessoal, segurança, alimentação, logística de produção, manutenção preventiva e corretiva, administração e comercialização.

No setor produtivo a ciclagem de insumos é completa não havendo despejos de produtos servidos nem resíduos, visto que a água, bagaço de cana, vinhoto (vinhaça) e fermento são reaproveitados.
A água tem seu ciclo de aproveitamento e reaproveitamento em ciclo fechado sendo complementada sua perda por evaporação com adesão de líquido colhido e tratado em curso de água próximo.
A cana de açúcar resulta em três produtos, quais sejam: álcool, vinhoto e bagaço. O álcool, em torno de 8% do peso bruto na entrada do processo é destinado para a Agencia Nacional de Petróleo em Rio Branco. O vinhoto é todo reconduzido para a lavoura de cana-de-açúcar resultando em adubação orgânica e de reaproveitamento do N,P e K. O baçaço de cana é integralmente remetido às caldeiras e transformado em energia elétrica. A usina depende de energia elétrica externa somente para dar partida ao processo industrial em caso de interrupção da produção.
A linha de produção industrial é composta admissão e lavagem da cana-de-açúcar, tripla moagem sendo que nesta fase há a separação do caldo (garapa) e bagaço. O bagaço é conduzido ao sistema de caldeira que produz energia elétrica e vapor destinados ao processo produtivo. O caldo é conduzido ao sistema de dornas fermentadoras. Nestas dornas ocorre a mistura de fermento vivo preparado em cubas próprias e o caldo formando o moist permanecendo a mistura de oito a 12 horas, prazo este necessário para se transformar o caldo em vinhoto e álcool. Esta mistura, após recuperação do fermento vivo remanescente é conduzido a colunas de decantação onde o álcool é separado do vinhoto utilizando-se um aquecimento em torno de 96ºC que provoca a evaporação e separação do álcool do vinhoto. O vinhoto é conduzido a tanques ao ar livre que após resfriamento é reconduzido para a lavoura de cana de açúcar para adubação da nova safra.
O álcool evaporado é conduzido para uma coluna de resfriamento condensando-se e transformando-se do estado gasoso para o estado líquido. Nesta fase é realizada sua avaliação de qualidade e conduzido para os tanques de depósito aguardando sua remessa para o mercado.
Em ciclo paralelo a água é utilizada para lavagem da cana, na facilitação de extração de resíduos de caldo, na produção de vapor e na composição do vinhoto havendo pequena perda neste processo que é compensada com adição de água colhida em rio próximo.
Não há efluentes de líquidos ou resíduos sólidos no processo de produção de álcool sendo considerado um processo ambientalmente limpo.

Na lavoura os alunos tiveram oportunidade de observar a formação da serrapilheira proveniente da ponteira da cana de açúcar que não pode ser aproveitada na usina. A serrapilheira forma uma cobertura orgânica morta e gradativamente vai decompondo aumentando a presença de matéria orgânica no solo além de sequestrar carbono fixando-o igualmente no solo. Assim melhoram-se as qualidades física, química e biológica do solo além de devolver nutrientes importantes ao solo aproveitáveis pela planta.
Igualmente houve visita a canavial onde foi observado o ciclo anual da produção da cana, seus ciclos de produção, que podem atingir até oito anos para então entrar em reforma do canavial. A variedade atualmente utilizada foi introduzida da região centro-oeste do País e está em fase de adaptação e melhoramento genético visando-se a triplicação da produção de cadeia de carbono produtivo para fins de álcool.
A empresa trabalha no sistema de parceria e arrendamento de terra com os proprietários rurais da região com distribuição de lucros tendo nesta safra a disponibilidade de colheita de 800 hectares de cana.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Núcleo de Estudos em Agroecologia do Acre garante bolsa de pesquisa para alunos do IFAC

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, criou no âmbito da Instituição, o primeiro Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq - o NEACRE " Núcleo de Estudos em Agroecologia do Acre". O NEACRE formou-se a partir de um projeto aprovado pelo CNPq em dezembro de 2010, através do Edital MDA/SAF/CNPq – nº 58/2010, hoje o projeto conta com 08 linhas de pesquisa tendo 04 bolsistas na modalidade de Iniciação ao Extensionismo - IEX, para estudantes de nível superior dos Campi de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Xapuri e 04 bolsistas na modalidade de Apoio Técnico em Extensão no País – ATP nível médio para os Campi do IFAC de Sena Madureira, Rio Branco e Xapui.
Em Junho deste ano aconteceu uma reunião na EMBRAPA/AC, com a participação de todos os bolsistas e professores dos 04 Campi do IFAC para formalizar a parceria, uma vez que o projeto conta com a participação de 02 pesquisadores Dr. Amauri Siviero e Dr. Moacir Haverot, o projeto NEACRE está sob a coordenação da professora Drª Rosana Cavalcante dos Santos - do Campus Sena Madureira - e demais liderança do grupo cadastrado no CNPq.
 O Projeto cumpre a meta de atuação de pesquisa intercampi ao tempo em que permite a integração multidiciplinar dos discentes e docentes do IFAC com  instituições parceiras. As pesquisa estão sendo desenvolvidas nas seguintes linhas de pesquisa:
1.Estudo da agrobiodiversidade de quintais urbanos no município de Rio Branco, Acre.
Orientadora: Profª Drª. Rosana Cavalcante dos Santos
Bolsistas: ATP - Charliny Barros de Carvalho
2. Características físicas e químicas dos solos de quintais urbanos do Acre
Orientadora: Profª Drª. Rosana Cavalcante dos Santos
Bolsista-IAX: Luciana Valone de Oliveira Bento
3.Estudo da agrobiodiversidade de quintais urbanos no município de Sena Madureira.
Orientadora: Profª Drª. Rosana Cavalcante dos Santos
Bolsista-ATP: Adriano José Apolinário
4.A Globalização dos Sistemas Agroalimentares em Sena Madureira, Acre.
Orientadora: Profª. Joana de Oliveira Dias
Bolsista-ATP: Thales Richard Leão Cota
5.Diagnóstico de aptidão agroecologia de áreas rurais no município de Xapuri, Acre.
Orientador: Prof. Dr. José Márcio Malveira da Silva
Bolsista-ATP: Priscila Nogueira Silva
6. Experiências agroecológicas em quintais urbanos do município de Xapuri, Acre.
Orientador:  Prof. Ms. Ricardo Bezerra Hoffmann
Bolsista-IAX: Samara Ohanna Mendonça de Lima
7.Mapeamento socioespacial dos territórios da farinha nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no vale do Juruá - Acre.
Orientador: Prof. Ms. Cleilton Sampaio de Farias
Bolsista-IAX - Edna Maria Secundes Cabral
8.Agrobiodiversidade em Quintais Urbanos Amazônicos: Um Estudo naMesorregião do Vale do Juruá – Acre
Orientadora: Profª. Williane Maria de Oliveira Martins -
Bolsista-IAX - Sebastião Ferreira Lima Junior

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Docentes do Campus Sena Madureira terão trabalhos apresentados no 5° Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável 2011

Docentes do Instituto Federal do Acre Campus Sena Madureira tem trabalhos científicos aprovados para o 5° Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável 2011.
O evento promovido pela Universitat Stuttgart acontecerá no período de 18 a 22.07.2011 na cidade de Stuttgart - Alemanha.
O professor e pesquisador Doutor Carlos Adolfo Bantel aprovou três trabalhos, sendo:

1 - ANALYSIS OF WATER INFILTRATION IN THE SOIL IN THREE LYSIMETERS WITH DIFFERENT COVER CROPS;

2 - COST OF IMPLEMENTATION AND FORESTRY RESTORATION OF A STREAM OF WATER IN THE MUNICIPALITY OF ALTA FLORESTA, MT – BRAZIL;

3 - EFFICIENCY EVALUATION OF THE SPECIE OF LUMBER QUALEA ALBIFORME WARM.

O Professor Físico Gilmar Vieira Gomes também teve um trabalho aprovado para o mesmo evento com o título ESTIMATES OF FLOW-FIELD METHOD FOR RAIN SPEED.

Tendo em vista a impossibilidade dos referidos docentes se fazerem presentes no evento, os trabalhos serão apresentados por Cientistas da UNESP.