Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2011

Atenção turma de Agroecologia!

"O areal é encantado. Tinha dois passarinhos. E eu via aqueles dois passarinhos. Um dourado e um branco. Ele dizia 'aqui que eu moro, eu sou dono do areial'. Esse passarinho só vê quem tem merecimento." Na sexta-feira 25/03, a turma de Agroecologia assistiu ao documentário "O Areal" (direção do chileno Sebastián Sepúlveda) na disciplina Desenvolvimento e Meio Ambiente. O filme conta a história de uma comunidade quilombola chamada Guajará, distante três horas de barco da capital Belém do Pará, que segundo a estudante Kellyane bem poderia ser cofundida com uma comunidade do Acre.Em Guajará vivem descendentes de escravos que no filme contam as histórias dos fantasmas da casa grande, da Matinta Perera, dos lobisomens que eram conhecidos na comunidade, da Mãe do Areal e outros causos que se passavam no lugar, uma área de 100 hectares de areia cheia de mistérios, segredos e encantos... que dá um estouro e enche d'água... onde se ouve cantar uma moça penteando seus cabelos compridos... Além disso, os moradores mostram seu cotidiano, festas, pescarias, casas de farinha... modos de vida.Outro tema importante aparece nesse contexo: um complexo de pontes e rodovias é construído e a alça viária aproxima-se cerca de 10 quilômetros da comunidade de Guajará. Três anos depois, com a ponte em funcionamento, a comunidade "é visada pelos grileiros" e passa a vender a areia do areal, que já aparece com as caçambas, caminhões e tratoristas... pessoas passando o tempo todo... novas roupas... novas construções... trazendo muitas mudanças na vida e principalmente nas crenças da comunidade.
Como a cultura popular se transforma no processo de modernização?
Agora é com vocês, vamos pensar na nossa realidade: assistindo (aqui no blog) aos documentários produzidos no projeto multidisciplinar, sobre a história do mercado municipal, vocês percebem mudanças na cultura popular de Sena Madureira? Quais os fatos e elementos importantes na história do mercado? Qual a música que vocês escolheriam para ser o fundo musical de um vídeo sobre a cultura popular de Sena Madureira?


Escrevam um texto para debartemos na próxima aula (sexta-feira)!
Abraços e bom trabalho, Profa. Joana Dias

2 comentários:

Keliany Souza' disse...

..ain' parte chata dos bons debates,são esses trabalhos e + trabalhos. Mas o filme é super legal ein teacher, legal também seria bolarmos uma viagenzinha de barco à alguma colocação aqui pertinho e fazermos um documentário breve ou mesmo relatórios. enfim... ^^

Socorro Pinheiro disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Pg-j321Lrq4&feature=related
Ola Joana da uma olhadinha no video em homenagem as cidades do acre rsrsr