Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Criada Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre

Entidade fará parte da direção do complexo industrial de pescado da região

Fundada nessa segunda, dia 25, a Central de Cooperativas de Piscicultores do Acre, a Acre Peixes. A entidade fará parte da direção do complexo industrial de peixes da Amazônia, a Peixes da Amazônia SA, com 25% das ações da empresa. Também foi aprovado o estatuto e eleitos os conselhos deliberativo e fiscal e a diretoria executiva.
A Central de Cooperativas de Piscicultores representa produtores familiares de piscicultura dos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Bujari e Cruzeiro do Sul. O governo do Estado vai apoiar a entidade custeando a sua cota de participação como acionista do Complexo Industrial de Peixes da Amazônia.
Segundo a coordenadora de Associativismo e Cooperativismo da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Maria da Conceição França Maia, todas as cooperativas de piscicultores estão representadas na Acre Peixes. O presidente do conselho deliberativo eleito representa a Cooperpeixe Juruá, de Cruzeiro do Sul.
O complexo industrial que está sendo projetado contará com um frigorífico especializado em peixes, um centro de produção de alevinos e uma fábrica de ração. O governo federal e estadual está investindo mais de R$ 50 milhões no complexo industrial. O fomento ao desenvolvimento da piscicultura é um dos principais programas do governo e prevê a construção de mais de cinco mil hectares de lâmina d’água para a criação de peixes.
– O desenho da cadeia produtiva do peixe segue a linha de priorizar os produtores familiares porque queremos inclusão social, empoderamento das comunidades e desenvolvimento sustentável – disse o secretário Lourival Marques.
A central de cooperativas é a união das entidades e seus associados em um único órgão, que ficará encarregado de representar todos os produtores perante a indústria do pescado. O objetivo principal é garantir que os piscicultores possam planejar, junto com o governo do Estado e entidades privadas, as ações e tomar decisões que sejam vantajosas para todas as partes envolvidas.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

Cooperativismo e suas vantagens serão divulgados na Agrishow 2011

O cooperativismo marcará presença na Agrishow 2011


PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Estrategicamente posicionado na Praça dos Bancos e Autoridades, o estande da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) contará com consultores ao longo de todo o evento, para orientar sobre as alternativas e vantagens que o cooperativismo oferece aos produtores rurais.

 Força  - "Com o apoio da OCB estaremos presentes na Agrishow para mostrar a força do trabalho cooperado de mais de 178 mil produtores rurais só no Estado de São Paulo. Representaremos as 117 cooperativas agropecuárias paulistas que, no ano passado, somaram uma movimentação econômica próxima de R$ 11 bilhões", comenta Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp e do Sescoop/SP, que receberá autoridades no estande "Casa do Cooperativismo" para discutir temas importantes do agronegócio, como Código Florestal e Seguro Rural.

 Viabilização  - Segundo Del Grande, as cooperativas são responsáveis por viabilizar o negócio da maioria dos produtores, formada por pequenos e médios empreendedores, tanto pelo poder de barganha como pelo acesso às tecnologias, difundidas no Estado por seus mais de 500 profissionais de assistência técnica. "Aumentar a produtividade é fator decisivo para a sobrevivência do produtor rural. Juntos, pequenos produtores conseguem competir em condições de igualdade com os grandes, por isso, nossa intenção é divulgar esses benefícios de modo a estendê-los ao maior número de produtores possível", comenta.
 




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cancelamento de Eventos da Rede Federal

A realização das edições deste ano dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, do Festival de Arte e Cultura e do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi cancelada devido ao Decreto n° 7.446, de 1° de março de 2011, que estabeleceu corte nos gastos públicos. O II Fórum acontecerá em Florianópolis (SC), em maio de 2012.
Instituições de ensino, cultura, sindicais e do setor produtivo que queiram integrar o Comitê Organizador do II Fórum Mundial podem entrar em contato com o Instituto Federal de Santa Catarina pelo e-mail eventos@ifsc.edu.br. 

Informações disponível em Notícias da SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Nº 287 - 20 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

IFAC Campus Sena Madureira promoverá I Seminário sobre história e cultura indígena

O I Seminário "Povos, gestos, falas e modos de vida de comunidades indígenas do Purus: outros olhares" objetiva criar um espaço para debater conhecimentos acadêmicos que interajam de forma horizontal com saberes tradicionais da floresta.
O público alvo é composto por professores da Educação Básica, educadores em geral, estudantes de todos os níveis, servidores, comunidade de base, amigos e simpatizantes dos povos da floresta focando o debate na Educação Indígena.
A Lei 11.645/10  de  março  de 2008 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".O seminário contará com Palestras, Mini-cursos e Oficinas.
Os interessados poderão efetivar suas inscrições junto à Coordenação de Extensão (IFAC) com a Profª. Gilmara, na sede do IFAC (CEDUP) - Rua João Marçal, 231 - bairro - C.S.U. - Sena Madureira, no período de 11 a 19.04.2011 das 8:00 às 12:00 hs e das 14:00 às 18:00 hs.