Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2011

Construção do Campus Sena Madureira: Uma realidade

 Estive fazendo uma visita no local onde será construída a Sede do IFAC Campus Sena Madureira para verificar como está o andamento dos trabalhos. Constatei a conclusão do serviço de terraplanagem e a construção do tapume e do canteiro de obra.

Os Servidores e a comunidade madureirense aguardam ansiosos a conclusão dessa obra para que o Instituto Federal de Educação do Acre possa ampliar a oferta de cursos Técnicos e Técnológicos e contribuir para reduzir as desigualdades sociais presentes em Sena Madureira.   
vista
vista do terreno

Vista da entrada
 
Vista do terreno



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Enem

O Ministério da Educação anunciou que o  Exame Nacional do Ensino Médio deste ano acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições terão incío no dia 23 de maio (segunda-feira) e se estenderão até o dia 10 de junho.

Essa é uma grande oportunidade para quem busca o ingresso em cursos superiores.

Com a nota da prova, estudantes concorrem a vagas na educação superior, bolsas do Programa Universidade Para Todos e ao Fundo de Financiamento Estudantil.  

Vamos lá.  Preparem-se.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entre a margem e o centro: um seringal em imagens

Na próxima sexta-feira, dia 20 de maio de 2011, às 19h, o IFAC recebe a apresentação de Karine Narahara no auditório do CEDUP.
“Entre a margem e o centro: um seringal em imagens” vai apresentar, através da fotografia, aspectos do cotidiano e do modo de vida dos moradores do seringal Porongaba, no Médio Rio Iaco.
A apresentação é fruto da dissertação de mestrado da antropóloga Karine L. Narahara, que analisou formas de sociabilidade, ligadas às atividades agroextrativistas, existentes entre os grupos domésticos deste seringal.

Karine L. Narahara é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Sociologia (com ênfase em Antropologia) recém-formada pela Universidade Federal do Rio Janeiro – UFRJ e analista ambiental do IBAMA do Acre. Sua dissertação de mestrado teve como base pesquisa desenvolvida sob orientação da profª. Neide Esterci (UFRJ) e co-orientação da profª. Mariana Pantoja (UFAC).
 
Escrito por JOANA DIAS - Docente Ecologia - IFAC

Viagem - Projeto de Leitura Premiada

Sábado, 14 de Maio de 2011, às seis horas da manhã, o aluno Thales Richard Leão Côta, ganhador do Prêmio do Projeto de Leitura Premiada, saiu da cidade de Sena Madureira juntamente com sua esposa Andréa Rodrigues de Jesus Côta, a Técnica administrativa na área de Serviço Social Marcilene Garcia e o professor da área de administração Henrique Canizo, com destino a Cidade de Xapuri, chegando a este município visitou pontos turísticos como: Casa Chico Mendes, Centro de Memória Chico Mendes, Espaço de Leitura Chico Mendes, Museu do Hotel Chapurys, e almoçou na tradicional Pensão da Dona Vicência.
Posteriormente viajou com destino a cidade de Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija, fazendo as tradicionais compras durante a tarde na cidade de Cobija, e durante a noite saiu para conhecer melhor as cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, a Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja a qual congrega, e jantou no Restaurante Palhoça. No domingo, 15 de Maio de 2011, Thales Richard, sua esposa, e a equipe do IFAC que os acompanhavam, retornaram para Rio Branco no intuito de visitar os pontos turísticos dessa cidade dentre eles: Passarela Joaquim Macedo, Parque Chico Mendes, Horto Florestal, etc. E às dezessete horas do mesmo dia, retornou para Sena Madureira, gratificado e feliz com a viagem, revelou que até aquele dia conhecia somente a regional do alto Purus, mas graças ao Projeto de Leitura Premiada, conheceu quase
todos os municípios do Alto Acre e a cidade de Cobija/Pando/Bolívia, além disso, aprendeu mais um pouco sobre a história do Acre visitando os pontos históricos destes municípios.
Inicialmente o Projeto de Leitura Premiada previa apenas uma viagem ida e volta no mesmo dia para a capital Rio Branco, mas graças ao apoio do Reitor Marcelo Mingueli e do professor Sérgio Flórido, diretor do campus IFAC/Sena Madureira a viagem foi prolongada para dois dias e estendida até as Cidades de Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia e Cobija.

 Matéria assinada por MARCILENE DA ROCHA GARCIA - ASSISTENTE SOCIAL/CRESS 0699

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estudante de instituição de Pernambuco é reitor por um dia

Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 16:19
Alisson Alves, estudante do curso de agroindústria do campus Belo Jardim, do Instituto Federal de Pernambuco, passou por uma experiência inusitada. Com apenas 15 anos, ele foi o primeiro aluno a fazer parte do projeto Reitor Estudante. A proposta seleciona alunos do instituto para conhecer por um dia o funcionamento da instituição.

Na reitoria, o aluno selecionado entra em contato com as formas e procedimentos de gestão. O projeto, coordenado pela diretoria de assistência ao estudante, busca promover maior participação da comunidade discente, que pode propor sugestões para aqueles que estão no comando da instituição.

“Os estudantes costumam exigir que suas reivindicações sejam imediatamente atendidas. Mas as coisas não são assim. Aprendi que se deve acompanhar todos os processos passo a passo, ter planejamento e responsabilidade na administração do dinheiro público”, conta Alisson Alves, ao descrever sua experiência como reitor estudante.

Baiano de Paulo Afonso, o estudante é presidente do Grêmio Estudantil do campus Belo Jardim e faz parte da Federação Nacional de Escolas Técnicas. Na visita, ficou por dentro de como ocorre o pregão eletrônico, além de conhecer projetos de extensão do Instituto Federal.

“Com esta iniciativa queremos fazer com que os estudantes atuem como multiplicadores entre seus pares do funcionamento orgânico da instituição”, afirma a reitora do instituto, Claudia Sensil. Ela acredita que o projeto reitor estudante tem uma dimensão educativa, pois os alunos passam a ter a compreensão dos procedimentos de gestão e podem contribuir com ideias. “Trazem um novo olhar”, resume.

Para participar do projeto, o estudante deve se inscrever no setor responsável pela assistência estudantil em seu campus. Ele deve apresentar uma declaração expedida pelo setor acadêmico ao qual está vinculado. Somente poderá participar do projeto Reitor Estudante aquele que estiver matriculado em curso regular em um dos nove campi do instituto. Os estudantes devem ter também frequência igual ou superior a 75%.

Ana Júlia Silva de Souza
Palavras-chave: Institutos federais, educação profissional
Portal do MEC. http://www.mec.gov.br/

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ampliação da oferta de Sena é pauta com SEE

O Instituto Federal do Acre – IFAC lançará para o segundo semestre deste ano o curso de licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Física em Sena Madureira e já inicia os estudos para a oferta de curso técnico integrado ao ensino médio em 2012 no mesmo município. Estas notícias foram reforçadas no encontro do reitor do IFAC, Prof. Marcelo Minghelli, com o secretário de Educação, Daniel Zen e diretores da SEE na manhã desta quarta-feira, dia 04 de maio.
O Governo do Estado tem cedido espaço para o IFAC/Campus Sena Madureira no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) no município. A cessão melhorou as condições físicas para os alunos que aguardam as obras da sede própria do Campus. A Secretaria tem se comprometido com a gestão em ampliar estes espaços físicos e o IFAC com a ampliação do corpo docente para atender o Vale do Purus com cursos técnicos e superiores a curto e médio prazo.
Pró-funcionário
Visando atender uma demanda apresentada pela Secretaria de Estado de Educação, equipe do Ensino, da Pesquisa e da Extensão do IFAC está estudando a abertura ainda este ano de um curso de pós graduação na área de gestão em Processos Escolares. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Acre – Sinteac acompanha esta parceria.
“Estamos estudando o perfil de mestres e doutores do IFAC e a ementa desta pós para verificarmos a possibilidade da abertura de turmas presenciais a curto prazo, com a ampliação da oferta após a inauguração de nossos campi e a implantação efetiva da Educação a Distância”, analisou o reitor.

Matéria publicada no site: http://www.ifac.edu.br/

terça-feira, 10 de maio de 2011

IFAC Campus Sena Madureira recebe novos servidores

Passaram a integrar o quadro de servidores do IFAC Campus Sena Madureira os senhores João Ramalheis e Francisco Chagas, ambos, Tecnicos em Agropecuária e o senhor Márcio Marques, Técnico em Administração.
A posse dos novos servidores aconteceu no dia 08.04.2011 na Reitoria.

Márcio Freitas à esquerda e o
 Reitor Marcelo Minghelli à direita
Francisco Chagas à esquerda e o
Reitor Marcelo Minghelli à direita
João Ramalheis à direita e o
 Pró-Reitor de pesquisa
Pedro Plese à esquerda

A equipe do IFAC Campus Sena Madureira deseja boas vindas a todos.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pesquisa de campo mostrará o perfil socioeconômico e cultural da população urbana de Sena Madureira.


Os alunos do curso Técnico em Cooperativismo do IFAC Campus Sena Madureira farão um levantamento das condições de trabalho da população urbana no município. O trabalho está sendo coordenado pelo Professor de Economia, Marcelo Costa.

A meta é atingir 450 famílias nos 28 bairros existente na cidade, onde cada aluno visitará 10 famílias ao longo do bairro que irá atuar. Os dados obtidos mostrarão a estrutura do Mercado de Trabalho na cidade ao passo que permitirá aos discentes conhecer a realidade em que estão inseridos, além das condições de trabalho, lazer, renda, idade escolar, profissionalização das pessoas, entre outras questões que serão levantadas.

O objetivo da pesquisa além de ser a aplicação prática do conteúdo trabalhado na disciplina de Introdução à Economia apontará dados concretos da estruturação do Mercado de Trabalho em Sena Madureira, além de acenar para o IFAC as possibilidades de intervenção.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisadoras do IFAC Campus Sena Madureira visitam comunidades ribeirinhas

As professoras de ecologia, Joana Dias e Rosane Segalla, visitaram comunidades ribeirinhas (rurais) no rio Macauã, município de Sena Madureira – AC, com o objetivo de buscar possíveis referências e espaços para pesquisa e extensão, tais como, trabalhos com etnobotânica, além de locais para aulas práticas. A excursão contou com a presença do técnico em botânica do INPA João Bosco Nogueira de Queiroz, que auxiliou as pesquisadoras na coleta de frutos de palmeira Jací (Attalea sp.), para extração de óleo e teste de germinação. O grupo aproveitou para coletar outros frutos e sementes de espécies que frutificavam no período, como os de cajá (Spondias sp.), Andiroba (Caraba sp.), graviola (Annona sp.) e cacau (Theobroma sp.).

 Durante a expedição o grupo aproveitou também para provar uma das iguarias contidas em um dos frutos coletados: o bicho do coco. E por falar em bicho do coco, o grupo propõe uma enquete aos internautas:
Nas interações ecológicas, o bicho do coco seria:
  1. Competidor
  2. Parasita
  3. Herbívoro
  4. Predador

O grupo de pesquisadores foi recepcionado pela família do Sr. Celso, da colônia Cumaru e se integrou a uma brincadeira de futebol com a garotada da casa, onde também, pernoitou, retornando à Sena Madureira na tarde do dia seguinte.
(Texto de  Rosane Segalla e Joana Dias)