As professoras de ecologia, Joana Dias e Rosane Segalla, visitaram comunidades ribeirinhas (rurais) no rio Macauã, município de Sena Madureira – AC, com o objetivo de buscar possíveis referências e espaços para pesquisa e extensão, tais como, trabalhos com etnobotânica, além de locais para aulas práticas. A excursão contou com a presença do técnico em botânica do INPA João Bosco Nogueira de Queiroz, que auxiliou as pesquisadoras na coleta de frutos de palmeira Jací (Attalea sp.), para extração de óleo e teste de germinação. O grupo aproveitou para coletar outros frutos e sementes de espécies que frutificavam no período, como os de cajá (Spondias sp.), Andiroba (Caraba sp.), graviola (Annona sp.) e cacau (Theobroma sp.).
Durante a expedição o grupo aproveitou também para provar uma das iguarias contidas em um dos frutos coletados: o bicho do coco. E por falar em bicho do coco, o grupo propõe uma enquete aos internautas:
Nas interações ecológicas, o bicho do coco seria:
- Competidor
- Parasita
- Herbívoro
- Predador
O grupo de pesquisadores foi recepcionado pela família do Sr. Celso, da colônia Cumaru e se integrou a uma brincadeira de futebol com a garotada da casa, onde também, pernoitou, retornando à Sena Madureira na tarde do dia seguinte.
(Texto de Rosane Segalla e Joana Dias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário