Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de março de 2011

IFAC mobiliza Sena Madureira-AC para a HORA DO PLANETA 2011


A Hora do Planeta é um movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o planeta.

No último sábado, dia 26, o mundo atendeu ao chamado contra o aquecimento global e várias cidades apagaram as luzes por 60 minutos para chamar a atenção de todos sobre o futuro da Terra. Com a participação oficial de 20 capitais e um conjunto de 123 cidades, além de mais de 1.948 empresas e organizações, a Hora do Planeta 2011 bateu um recorde de participação desde que o evento global é realizado no Brasil, há três anos.

O Instituto Federal do Acre - Campus Sena Madureira, atento a uma educação voltada para uma formação integral, cidadã, conectada e comprometida com a sociedade, desenvolveu atividades sobre o tema da Hora do Planeta ao longo da semana que antecedeu o dia do ato simbólico. Destaque para a nova turma do Curso Técnico em Cooperativismo que debateu temas ambientais e sociais nas aulas de Sociologia, o que resultou na produção de cartazes que foram expostos na Praça Central do município, além da confecção de um jogo ecológico gigante para interação com as crianças.

O ato simbólico contou com a participação de aproximadamente mil pessoas em Sena Madureira, que lotaram a Praça 25 de Setembro, no centro da cidade. Esta foi a primeira participação do município nesta ação global contra as causas do aquecimento global. O ato simbólico aconteceu com o apagamento das luzes da praça, exposição de cartazes produzidos pelos alunos do IFAC Sena Madureira e Escolas da rede municipal e estadual, encenações de grupos de teatro jovem, capoeira, jogo ecológico com as crianças e a presença da população que atendeu ao convite e compareceu vestidos de branco como símbolo da paz e com velas acesas.

Para o Professor Jairo Pinto de Almeida a expressiva presença dos Sena-Madureirenses ao ato simbólico revelou a preocupação e a atenção de todos às causas do aquecimento global e o gesto concreto de cidadãos e cidadãs conscientes da sua responsabilidade e compromisso em garantir um mundo habitável para as futuras gerações. O sucesso do evento, segundo ele, se deu, sobretudo devido à articulação realizada pelo IFAC em Sena Madureira entre a Prefeitura Municipal, que aderiu oficialmente pela primeira vez à Hora do Planeta junto às 123 cidades brasileiras participantes nesta edição, Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Escolas, Igrejas, Associação de Jovens Arco-Íris e as rádios locais. “Sena Madureira ao realizar pela primeira vez seu ato público simbólico pela proteção da vida do Planeta, demonstrou não apenas para o mundo o seu compromisso, mas para a própria comunidade que os Sena-Madureirenses estão sensibilizados, conscientes e unidos pela causa maior do bem comum”, declarou o Professor Jairo do IFAC Sena Madureira.

Um comentário:

Keliany Souza' disse...

Adoorei o "60". Parabéns aos Madureirenses conscientes e cientes, preocupados realmente com nosso o 'meio'. Earth Hour em sena foi Muito bom. ^^